A importância da empatia na educação
CLIENTE: Programa Escolas Transformadoras (Instituto Alana / Ashoka)
Organização da publicação
Ano: 2016
Resumo:
O Programa Escolas Transformadoras organizou, em maio de 2016, uma roda de conversa sobre empatia. O encontro aconteceu na Sala Crisantempo, na capital paulista, com a finalidade de construir coletivamente um entendimento sobre a importância da empatia como um valor e como uma competência que deve ser aprendida e cultivada na escola e nos demais espaços de convivência.
Participaram da roda de conversa lideranças das Escolas Transformadoras do Brasil, empreendedores sociais, especialistas, jornalistas e acadêmicos de diferentes áreas. O debate alinhou-se a um movimento global que se preocupa com a formação integral dos sujeitos e que, portanto, considera relevante trabalhar habilidades socioemocionais no ambiente escolar.
Composta de nove artigos, esta publicação é fruto dessa roda de conversa. Os autores desses textos estavam presentes no evento e concordaram com a necessidade de sistematizar as discussões levantadas naquela ocasião. No Brasil são poucos os estudos e as publicações sobre a relevância da empatia na formação de crianças e jovens e muito nos alegra contribuir para que o tema ganhe espaço e importância na agenda educacional brasileira.