Infância e sociedade de consumo
CLIENTE: Projeto Criança e Consumo (Instituto Alana)
Plataforma de publicação: impresso / online [para consulta interna]
Data: Dezembro/2018 a Fevereiro 2020
Resumo: Série de 4 (quatro) documentos, que debatem as complexidades da intersecção entre infância e sociedade de consumo.
Documento 1: Realização de um levantamento de temas a serem potencialmente trabalhados pelo Projeto Criança e Consumo;
Documento 2: Discute as condições históricas que permitiram a edificação e consolidação da sociedade de consumo tal qual conhecemos hoje. Em paralelo, reflete sobre o lugar social ocupado pela criança: como, a ela, foi atribuído o papel de consumidora? Quais foram os fatos marcados no tempo que possibilitaram tal concepção acerca da infância? Estas são algumas das questões que o documento trata de responder configurando, num caráter introdutório às discussões que serão estabelecidas nas próximas etapas de pesquisa.
Documento 3:, Lança olhar para o fenômeno do consumismo – compreendido como uma prática que alcança a ordem das adições e do supérfluo e que se apresenta como basal para a manutenção e o funcionamento do modelo socioeconômico de nosso tempo. Discute, ainda, a centralidade da publicidade nas dinâmicas sociais e econômicas da sociedade de consumo.
Documento 4: Trata sobre as diferentes abordagens e estratégias mercadológicas voltadas à infância, partindo do pressuposto que, hoje, a publicidade revele-se em inúmeros outros formatos que não somente os tradicionais (filmes e impresso).